Como Fazer Um Planejamento De Carreira

Quem é responsável pela sua carreira?

Muitos pensam nisso como um arranjo de 50-50. Você tem 50% da responsabilidade pelo desenvolvimento da sua carreira e seu empregador os outros 50%. Em teoria, sim, mas não na realidade. É aí que está o problema.

O que um empregador considera 50%, você pode considerar apenas 10% e ficar insatisfeito. O contrário também é verdadeiro. Isso leva a expectativas incompatíveis e frustrações entre colaboradores e empregadores.

O que é planejamento de carreira

O planejamento de carreira é um processo de entender a si mesmo, explorando opções, tomando decisões sábias e seguindo em frente. O que complica é que pessoas, carreiras e organizações estão constantemente mudando.

Portanto, planejamento de carreira não é algo feito uma vez, quando você inicia no mercado de trabalho. Pelo contrário, é um processo contínuo por toda a sua vida.

Não importa qual é a sua profissão, a sua indústria ou o seu local de trabalho. A realidade é que a sua vida muda, as profissões mudam, as indústrias mudam, as organizações mudam e, assim, sua carreira muda. Esteja ciente disso.

Pergunte-se: “Quem sou?”

A base do planejamento de carreira, hoje e para o futuro, é baseada em uma compreensão muito clara de quem você é como indivíduo e como profissional.

Quanto maior a semelhança entre quem você é – suas habilidades, valores, interesses e personalidade – e suas escolhas de carreira, maior será sua satisfação profissional.

Como todos têm uma combinação única de habilidades, pontos fortes e limitações que mudam com o tempo, o primeiro passo no planejamento de carreira é olhar para quem você é e sobre o que é sua carreira.

Além disso, ganhar clareza sobre si mesmo irá ajudá-lo a tomar melhores decisões no futuro, quando surgem desafios e oportunidades.

Questões de identidade

Aqui estão algumas perguntas simples, mas profundas, para você começar nesta jornada. Você pode escolher alguém, ou várias pessoas, para ajudá-lo a refletir e fornecer feedback adicional.

  • O que eu vejo como minhas forças pessoais?
  • Quais são algumas das minhas limitações pessoais?
  • Quais são meus valores fundamentais? O que é importante para mim?
  • Quais são minhas habilidades – coisas que eu sou bom e gosto de fazer?
  • O que eu fiz, ou estou fazendo agora, que me deixa orgulhoso?
  • Quais são as influências significativas na minha vida que afetaram minha carreira?
  • Eu tenho talentos ainda subdesenvolvidos – como posso começar a desenvolvê-los?
  • Quais são minhas obrigações ou compromissos atuais? Como eles podem afetar minha carreira?
  • Se eu pudesse voltar atrás, que escolhas de carreira ou decisões eu faria de forma diferente?
  • Se eu pudesse ir para o futuro, quais são algumas das coisas que gostaria de ter realizado na minha vida?

O que você descobriu sobre você mesmo com essa autoavaliação? Existem ferramentas de avaliação que fornecem informações personalizadas sobre habilidades, interesses, personalidade e valores ou âncoras de carreira. 

Sua carreira é sua responsabilidade

Com certeza, quem o lidera no trabalho tem as melhores intenções em mente, mas o desenvolvimento de sua carreira não está no topo de sua lista diária de tarefas. Deve estar no topo da sua. Então, para cuidar de sua carreira, reserve tempo para responder a estas perguntas:

  • O que você pode fazer agora para enriquecer seu trabalho ou tarefa atual?
  • Que opções de carreira você pode começar a explorar para desafio, variedade ou maior satisfação pessoal?
  • Que cursos internos de treinamento ou seminários externos você pode participar para o desenvolvimento profissional?
  • Existem experiências fora do trabalho que poderiam melhorar seu portfólio de habilidades e sua reputação?

Como planejar sua carreira

Se você está preocupado com o avanço de sua carreira, como deveria ser, então tome posse completa dela. Estas são algumas das coisas que você poderia fazer para assumir o desenvolvimento de sua carreira:

Construa seu capital de carreira

Capital de carreira consiste em suas qualificações, experiência e reputação. Requer investimentos de tempo e recursos para crescer.

Encontre workshops e treinamentos que melhorariam suas capacidades. Não presuma que sua organização não tenha dinheiro para o desenvolvimento profissional.

Você não saberá a menos que peça. No entanto, você pode precisar fazê-lo em seu próprio tempo ou mesmo com parte do seu próprio dinheiro. Perceba que isso é um investimento no seu futuro.

Seja conhecido e seja visto

Tome a iniciativa. Pergunte ao seu líder sobre a oportunidade de liderar uma força-tarefa ou assumir um projeto fora de suas atividades.

Não é só quem você conhece ou quem conhece você, mas o mais importante, quem sabe e fica impressionado com o que você pode fazer.

Encontre um mentor

Você precisa ter alguém que possa apresentá-lo às pessoas, dar-lhe conselhos estratégicos de carreira e ajudá-lo a aprender com os erros.

Os mentores não precisam estar na sua organização. Olhe em volta da sua comunidade. Quem está fazendo um trabalho interessante? Quem te inspira? Desenvolva um relacionamento primeiro, se você ainda não conhece a pessoa, e pergunte se aceitaria ser o seu mentor.

Trabalhe com um treinador

Enquanto um mentor pode ajudar a construir sua rede e dar conselhos, um coach pode desenvolver suas habilidades e ajudá-lo a desenvolver uma estratégia de carreira vencedora.

Essa pessoa também pode trabalhar com você nos desafios de liderança que você está enfrentando no seu novo cargo, para não cometer erros fatais na carreira.

Acima de tudo, busque ter um bom desempenho

Você pode fazer muitas coisas, mas se você não se empenhar, mais cedo ou mais tarde você vai se deparar com resultados negativos.

Então, o primeiro passo no desenvolvimento de sua carreira é fazer o que você está fazendo atualmente com o melhor de sua capacidade e com toda a sua energia, mesmo que ainda não seja o que você deseja da sua carreira.

Estágios de carreira: em qual deles você está?

As carreiras são como a vida, elas não ficam paradas. Elas progridem de um estágio para outro.

Aqui estão os estágios da carreira pelos quais você está passando, que já passou, ou espera passar. Preste atenção nos potenciais obstáculos. Eles podem levá-lo ao sucesso ou impedir seu avanço na carreira.

Estágio I – Aprendizagem

Você é jovem, ou está começando de novo em uma nova carreira. Você está com fome de conhecimento e busca orientação dos outros.

No início, você provavelmente faz parte de uma equipe com tarefas específicas. Você pode ser supervisionado de perto até que seu chefe confie em suas habilidades.

Compete a você não apenas fazer o trabalho designado, mas também aprender sobre a cultura, a empresa e os colegas com quem você trabalha.

  • Bloqueio: Estabelecendo sua função atual

À medida que você desenvolve suas capacidades, pode ter a tendência de relaxar e ficar estagnado. Mas você não é mais um novato. Você sabe o seu caminho.

Este é o momento mais importante para crescer em sua carreira. Peça mais tarefas que ampliem sua expertise e experiência. Siga em frente.

Estágio II – Colaborador independente: estabelecendo uma reputação

Agora você é alguém que faz. Você está assumindo mais responsabilidade e desenvolvendo profundidade técnica nas atribuições.

Você também recebe mais autonomia. Você pode fazer parte de um comitê que faz recomendações sobre o melhor software ou maneiras de aumentar a satisfação do cliente. Esta é uma oportunidade para se destacar e brilhar.

  • Bloqueio: Indecisão sobre sua próxima mudança de carreira

A maioria de nós nesta fase pode orientar nossas carreiras em várias direções. Se você não tem certeza de onde você quer acabar, você nunca pode se mover em direção ao objetivo.

Portanto, avalie se você deseja expandir seus conhecimentos com atribuições mais desafiadoras ou começar a liderar projetos ou equipes para desenvolver suas habilidades gerenciais. 

Estágio III – Líder: Desenvolvendo e liderando outras pessoas

Você tem o título de líder ou diretor. À medida que você progride nessa posição, você tem pessoas sob sua responsabilidade.

Você agora faz as coisas e obtém resultados através dos outros. Você está atribuindo tarefas, gerenciando seus esforços de trabalho e treinando-os para melhorar ou aprimorar seu desempenho.

Pode ser difícil para você não ser tão prático, já que suas habilidades práticas são o que trouxe você até aqui.

  • Bloqueio: Não se concentrar em suas habilidades interpessoais

A administração lida com todos os tipos e níveis de pessoas – subordinados, colegas, líderes, outros departamentos ou unidades de negócios, até mesmo outras empresas – e a lista continua.

É importante ter habilidades de comunicação, negociação e formação de equipe bem desenvolvidas. Se você não fizer isso, seu crescimento na carreira estará em risco.

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