Conheça 7 Hábitos De Pessoas Altamente Produtivas

Todos conhecemos uma pessoa que parece estar sempre fazendo tudo. Seja um amigo ou um colega, essa é a pessoa que, de alguma forma, consegue terminar tarefas de uma hora em 20 minutos.

Nós costumamos chamá-los de robôs ou uma máquinas, porque certamente acreditamos que nenhum humano simples poderia trabalhar tão rapidamente quanto eles.

E ainda assim essas pessoas existem, atingindo a eficiência máxima. O que essas pessoas altamente produtivas têm em comum? Como elas fazem isso?

Os Hábitos De Pessoas Altamente Produtivas

Estudando como essas pessoas funcionam de maneira eficiente e superam os desafios que todos nós experimentamos, é possível impulsionar nossa própria produtividade também.

Profissionais de alta produtividade conseguem superar desafios, como:

  • Procrastinar tarefas tanto pequenas quanto grandes e desafiadoras;
  • Trabalho chato que precisa ser feito;
  • Permanecer motivado e energizado durante todo o dia de trabalho;
  • Focar e finalizar projetos importantes.

A maioria de nós consegue dizer, no máximo: “Estou trabalhando nisso”.

Mas atingir esse mesmo nível, ou chegar bem próximo dele, é plenamente possível. Conheça alguns dos mais importantes hábitos de pessoas altamente produtivas.

Desde maneiras de gastar menos tempo com e-mails até métodos de manter o foco, essas dicas de produtividade podem ajudar você a maximizar sua eficiência e fazer mais.

Aumente a produtividade e torne-se altamente eficiente com esses hábitos:

Concentre-se nas tarefas mais importantes primeiro

A teoria por trás da maioria das tarefas importantes é que qualquer lista de tarefas tem algumas tarefas que são mais importantes do que outras.

Se você se concentrar em simplesmente listar tarefas pendentes, acabará com uma mistura de tarefas importantes e menos importantes.

Isso também expõe você ao potencial de procrastinação, pois é fácil passar o dia inteiro realizando as tarefas fáceis e menos importantes.

Em vez disso, passe alguns minutos no início do dia para escolher de 1 a 3 tarefas que, não importa o que você precise fazer, devem estar terminadas no final do expediente.

Dessa forma você estará sendo eficiente e eficaz, elementos necessários para o pico de produtividade. Eficiente é fazer as coisas direito e eficaz é fazer as coisas certas.

Assim, as pessoas mais produtivas trabalham nas tarefas de alto valor, certificando-se de que o modo como estão realizando essas tarefas é o melhor caminho.

As pessoas mais produtivas são capazes de discernir quais são as tarefas de alto valor, e são capazes de deixar as outras para um outro momento ou, dependendo da caso, delegam as tarefas secundárias. Não é uma corrida louca fazer tudo, porque elas reconhecem que não podem fazer tudo.

Crie uma lista de distração para manter o foco

Com e-mails, mídias sociais e milhares de pequenas tarefas, é fácil se distrair quando você tenta se tornar produtivo. Se você está tentando se concentrar em uma atividade intediante ou apenas lidando com tarefas menores, as distrações irão interferir na sua produtividade.

É difícil manter hábitos de trabalho eficientes com distrações por perto. Um método poderoso de reduzir as distrações é criar uma lista de distração.

Mantenha esta lista nas proximidades enquanto você trabalha. Sempre que um pensamento aparecer, escreva-o na lista e volte ao trabalho.

Essa técnica, que é um dos segredos da Técnica Pomodoro, é poderosa porque, na maior parte do tempo, suas distrações legitimamente precisam de atenção.

Por exemplo, se você está realizando uma atividade e de repente lembra de uma conta que precisa ser paga, ou surge uma ideia nova para outro projeto, esses são itens que realmente merecem atenção. Mas não agora!

Como pensamentos surgem durante o seu trabalho, anote-os. Quando fizer uma pausa, você pode voltar e abordá-los ou adicioná-los à sua lista maior de tarefas.

Identifique prioridades de longo prazo

Um dos perigos da produtividade é o foco no curto prazo. Não há nada tão improdutivo quanto fazer com eficiência aquilo que não deveria ser feito. Em qualquer dia de trabalho, é fácil se envolver em coisas que parecem importantes no momento.

Organizar suas tarefas com base em sua importância e urgência pode ajudar você a identificar onde deve direcionar sua energia

Você passa a maior parte do dia fazendo coisas urgentes, mas não importantes? Procure maneiras de delegar, automatizar ou eliminar.

Você está gastando tempo em coisas que não são importantes ou urgentes? Ignore essas coisas.

Você utiliza a maior parte do seu tempo em coisas que são importantes, mas não urgentes?

Analise suas atividades e veja em qual situação elas se encaixam.

Use a regra 80/20

Outra maneira de priorizar tarefas vem do princípio 80/20. Também chamada de Princípio de Pareto, a regra afirma que, em qualquer busca, 80% dos resultados virão de 20% dos esforços.

Para maximizar a eficiência, pessoas altamente produtivas identificam os 20% mais importantes de seu trabalho.

Depois, elas buscam maneiras de reduzir os outros 80% de sua programação, encontrando mais tempo para as coisas que causam o maior impacto.

Quebre as tarefas em pedaços menores

Por que você procrastina?

Há uma variedade de razões pelas quais as pessoas procrastinam, mas uma das mais importantes é que as tarefas em sua lista parecem enormes e difíceis.

Se você tiver que fazer uma lista de itens que são grandes no escopo e não muito específicos, lidar com essas tarefas se torna um desafio. Você olha para o item e pensa “nem sei por onde começar”.

Você pode começar dividindo grandes tarefas em pequenas tarefas.

Por exemplo, se você tiver em sua lista de tarefas um item como “escrever uma postagem no blog sobre produtividade”, é fácil adiar isso, porque há muitos lugares diferentes por onde você poderia começar sua pesquisa.

Você poderia dividir essa tarefa em itens menores. Em vez de “escrever um blog sobre produtividade”, você poderia listar itens como:

  • Procurar palavras-chave relacionadas à produtividade e hábitos bons e eficientes;
  • Ler os 10 principais resultados do Google sobre produtividade;
  • Criar outros métodos para se tornar mais produtivo;
  • Organizar as ideias que encontrar ou pensar em um rascunho;
  • Anotar quaisquer pensamentos específicos sobre cada tática encontrada;
  • Pegar um ponto de cada vez, para preenchê-los em seções completas.

Dessa forma o item maior tornou-se seis tarefas menores. Isso torna a lista de tarefas mais longa, mas ajuda a fazer as atividades de forma mais rápida, porque não será preciso você pensar por onde começar.

Cada item da sua lista deve ser bem específico. Tudo o que você tem que fazer é resolvê-los em ordem.

Faça pausas

Ninguém, nem mesmo pessoas altamente produtivas, pode se concentrar por oito horas seguidas. Isso simplesmente não é possível. Não importa quantos hábitos eficientes você crie, você não poderá manter o foco livre de distrações por tanto tempo.

É por isso que fazer pausas é muito importante e pesquisas mostram que isso realmente torna as pessoas mais produtivas. Mesmo pausas com apenas alguns minutos podem ajudá-lo a recarregar as energias e desenvolver novas ideias.

Quando você faz pausas, é importante torná-las estruturadas e deliberadas. É fácil justificar as distrações como “fazer uma pausa”. Mas, se você não tiver esse intervalo, é possível que, na verdade, você esteja se distraindo.

Métodos como a técnica Pomodoro podem ajudar. Na técnica Pomodoro e métodos similares, você trabalha intensamente por um período de tempo pré-estabelecido, seguido por não trabalhar intencionalmente por um período de tempo mais curto.

Pausas agendadas podem mantê-lo revigorado e produtivo durante todo o dia.

Tome menos decisões sobre coisas que não são importantes

Enquanto ele era presidente, Barack Obama disse uma vez em uma entrevista que ele nunca toma uma decisão sobre o que vestir:

“Você verá que eu uso apenas ternos cinza ou azuis”, disse Obama. “Estou tentando reduzir decisões. Eu não quero tomar decisões sobre o que estou comendo ou usando. Porque tenho muitas outras decisões a tomar”.

Algumas decisões são importantes. A maioria não é. Se você quiser ser mais produtivo, considere terceirizar ou eliminar decisões cotidianas.

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