Hábitos Que Reduzem A Produtividade E Você Nem Percebe

Alguns dias, nós acordamos de manhã e conseguimos fazer uma tonelada de coisas. Outros dias parece que não somos tão bem-sucedidos.

Pode parecer casualidade quando você está motivado e é eficiente, mas há uma série de hábitos que podem afetar sua produtividade, e saber quais hábitos ajudam você a permanecer ativo, pode fazer toda a diferença.

Qualquer coisa, do nosso estilo de vida aos nossos hábitos, pode afetar o quão bem nós funcionamos, então por que não maximizar nossas chances de estarmos trabalhando do jeito certo, mantendo boas práticas de saúde e moldando nosso próprio ambiente?

É importante dar uma olhada em seu ambiente e suas ações e perguntar a si mesmo: “Isso realmente está me preparando para o sucesso?”

Como Aumentar Sua Produtividade

Se você quiser começar a maximizar seu potencial, considere prestar atenção a esses fatores que afetam sua produtividade:

Não fazer pausas

Muitas pessoas sentem que estão desperdiçando seu tempo se fizerem uma pausa, mas não dar um descanso ao seu cérebro pode realmente torná-lo menos produtivo.

Nossos corpos não foram criados para ficarem em atividade constante por longos períodos de tempo. Nosso cérebro precisa de oxigênio e movimento para ser estimulado.

Movimentar-se de vez em quando para ativar a circulação e fazer a energia fluir e até lanches regulares são práticas cientificamente comprovadas que aumentam o foco e o autocontrole.

Um estudo descobriu que trabalhar por 52 minutos e fazer pausa de oito minutos foi o fluxo de trabalho ideal para o melhor desempenho.

Dormir mal ou pouco

É comum as pessoas ficarem acordadas até tarde e tentarem passar o dia seguinte com um ritmo normal, mas não importa o quanto de café você beba, isso não vai acontecer.

A maioria das pessoas está com déficit de sono e não sabe o quanto isso é prejudicial. Se você acordar sonolento e mal-humorado, diminuirá sua capacidade de tomar decisões, assim como diminuirá sua força de vontade.

Encontre a quantidade certa de sono que você precisa, que é geralmente entre sete e oito horas, e realmente procure dormir.

Desordem visual

Desordem visual pode aumentar os níveis de estresse e interferir na nossa capacidade de encontrar coisas. Reserve um tempo para guardar itens de forma organizada e se desfazer do que não for realmente necessário.

Estudos de neurociência descobriram que a desordem física afeta negativamente a capacidade do cérebro de se concentrar e processar informações.

Cultura do local de trabalho

Preste atenção à cultura do seu trabalho: você está sendo influenciado por seus colegas de forma positiva ou negativa?

Pode ser um desafio se as reuniões não começarem no horário marcado ou se as pessoas vierem até você para solicitações de última hora.

Você só pode controlar o que faz, então tente se tornar um modelo de comunicação. Isso define como você quer interagir.

Você se torna mais respeitado e isso pode até mesmo ajudar a influenciar a cultura do local de trabalho de um modo geral, através de conversas e como as coisas são praticadas.

O quanto você é ativo

Se você passar a maior parte do dia sentado, seus níveis de energia serão baixos. Faça pausas, ande por aí, use uma mesa de pé ou até mesmo se exercite pela manhã.

O exercício aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro, aumentando também o estado de alerta.

Suas listas de tarefas

Escrever suas tarefas e metas pode ser benéfico para realmente completá-las, mas você não deve torná-las longas demais. Elas devem ser realizáveis no tempo que você tem.

Faça uma lista diária de tarefas e priorize cada item. Determine quais tarefas precisam ser tratadas primeiro e coloque-as em uma lista separada que você usará durante o dia.

Ter uma lista menor irá prepará-lo para pequenas vitórias que aumentarão sua confiança e o manterão em movimento de uma tarefa para outra.

Falta de planejamento

Quando se trata de produtividade, não planejar com antecedência é arriscado. Sem um plano claro, você pode superestimar quanto tempo você tem que fazer certas tarefas.

Se você estiver chegando perto de um prazo e não tiver planejado com antecedência, poderá perdê-lo facilmente. Em vez disso, tente fazer as coisas mais cedo e permitir tempo extra quando possível.

Não ter uma rotina

Algumas pessoas são criaturas de hábitos. Se você não for uma dessas, isso poderá afetar negativamente a produtividade em casa e no trabalho.

Criar uma rotina permite concluir tarefas mais rapidamente. Uma das razões é que você não precisa parar e verificar sua lista com tanta frequência.

Você pode argumentar que não demora para verificar sua lista. Embora isso seja verdade, quanto mais você tiver que verificá-la, mais tempo levará para conclui-la.

Se você adota uma rotina de atividades, muitas tarefas que precisam ser feitas diariamente serão realizadas de maneira quase que automática.

Um bom lugar para começar, se você quiser criar hábitos, é com sua rotina matinal. Comece com o que você faz em casa e depois leve essa prática para o seu trabalho.

Tentar fazer tudo sozinho

Não há problema em ser independente e confiar em si mesmo. No entanto, algumas pessoas são independentes de uma maneira que interfere em sua produtividade.

Você não precisa fazer tudo sozinho. Assim como é algo positivo ser independente, também é positivo pedir ajuda ocasionalmente. Isso reduzirá seu estresse e melhorará seus relacionamentos.

Trabalhar com outra pessoa permite que você faça mais em um curto período de tempo. Isto é especialmente verdadeiro se essa pessoa for mais habilidosa do que você sobre a tarefa em questão.

Portanto, evite o mau hábito de tentar fazer tudo sozinho. Em vez disso, confie na família, amigos, colegas de trabalho ou colaboradores quando precisar. Muitos deles ficariam felizes em ajudar se você apenas pedir.

Multitarefas

Estudos provaram que multitarefa e produtividade nem sempre andam juntas. De fato, em muitos aspectos, a multitarefa atrasa você. Portanto, embora possa não parecer um mau hábito, pode ser feito de maneira errada.

Existem provavelmente pequenas formas de multitarefa que podem ajudá-lo a economizar tempo. Por exemplo, você pode iniciar seu computador enquanto pega seu café.

Mas, em geral, alternar entre tarefas atrasa seu trabalho. A razão é porque seu cérebro precisa se reajustar à nova tarefa e descobrir de onde você parou.

Isso leva preciosos minutos cada vez que você alternar entre as tarefas. Quanto maior a complexidade do trabalho que você está fazendo, mais tempo leva para se ajustar à nova tarefa, tornando-o menos produtivo.

Concentre-se em tarefas únicas para fazer o trabalho de forma mais inteligente e rápida, não mais difícil e por mais tempo.

Todos temos diferentes estratégias que nos ajudam a funcionar melhor, mas saber o que mais afeta a maioria das pessoas pode ajudar a descobrir seus próprios hábitos pessoais que otimizam sua produtividade.

Deixe um comentário

Rolar para cima